quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Bolachas de gengibre



Numa tarde fria de inverno nada melhor que um chá quente com umas bolachinhas caseiras. Pusemos mãos à obra e foi este o resultado. Diz quem provou que estavam uma delícia...

Aqui fica a receita:
100 gr de manteiga, 50 gr de açucar mascavado ou açucar amarelo, 225 gr de farinha de trigo, 3/4 de uma colher de chá de bicarbonato de sódio, 2 colheres de chá de gengibre moído, 1 colher de chá de canela, 4 colheres de sopa de melaço claro (usei geleia de milho), 1 colher de sopa de mel, smarties pequenos.

Aquecer a a manteiga e o açucar numa caçarola até derreterem, mexendo de vez em quando. Tirar a caçarola do lume e deixar arrefecer.
Juntar a farinha, o bicabornato de sódio, o gengibre e a canela e misturar, deitando a manteiga derretida por cima. Acrescentar o mel e o melaço e bater bem. Formar uma bola com esta massa, envolvê-la em película aderente e levá-la ao frigorífico durante 30 minutos.
Aqueçer previamente o forno à temperatura de 190ºC.
Depois é só tirar a massa do frigorifico, tendê-la, fazer os bonecos com o cortador, decorá-los e levá-los aos forno durante aproximadamente 8 minutos, até sentir que estão ligeiramente mais firmes ao toque.
Bom apetite!

domingo, 4 de dezembro de 2011

É quase Natal!